Utilizar links para aumentar a visibilidade de seu site certamente é um fator muito positivo quando aplicado de maneira correta ao seu SEO Off-page. Os backlinks aumentam as chances de um site aparecer nas primeiras páginas de pesquisa no Google.
Com tantas opções de links, é necessário compreender que nem todos serão backlinks de alta qualidade e favorecerão o tráfego do seu site.
Muitos profissionais que trabalham com SEO, por várias vezes, cometem erros que os levam a backlinks tóxicos.
Por isso, veja a seguir o que são estes backlinks tóxicos, como eles prejudicam o ranqueamento, o que fazer para encontrá-los e exclui-los.
O que são backlinks tóxicos?
Ao contrário de backlinks de alta qualidade, que atraem o público de forma orgânica, melhoram o tráfego da página e o ranqueamento no Google, os backlinks ruins ou tóxicos são aqueles que prejudicam o tráfego orgânico e diminuem o SEO do site.
Estes backlinks podem vir de diversas fontes, já que não existe apenas um tipo de backlink ruim. Por isso, é importante saber reconhecê-lo para que o site não seja prejudicado.
Fontes não seguras
Existem sites criados exclusivamente para divulgação de links, todo seu conteúdo é composto apenas por links, e são eles que geram backlinks tóxicos.
Fontes desconexas
O objetivo ao utilizar um backlink é direcionar o leitor a um assunto relacionado ao que ele já estava vendo. Quando não existe conexão, mesmo que indireta entre dois assuntos, o backlink se torna tóxico.
Fontes fakes
São aqueles sites onde não existe um público real, são robôs ou fakes. Com isso, o backlink se torna inútil e tóxico.
Fontes artificiais
Neste caso, os links são criados apenas para elevar a classificação de pesquisa de um site e acabam se tornando tóxicos.
Quando existem dois ou mais backlinks como esses em um site, deve haver monitoramento e remoção.
Por que backlinks tóxicos prejudicam seu site no Google?
É certo que os backlinks tóxicos afetam o ranqueamento no Google, mas como isso funciona, na prática?
Um backlink tóxico prejudica a imagem do seu SEO Off-page. Atualmente, o Google pune sites que utilizam backlinks comprados ou artificiais, rebaixando estes sites durante as pesquisas.
As verificações dos links são feitas regularmente e punem apenas os sites ainda utilizando estes backlinks.
Outro ponto é que a origem dos backlinks tóxicos não inspiram confiança em seu trabalho e muitas vezes nem são considerados quando as pessoas os veem.
O backlink tóxico afasta o leitor, fazendo com seu site abaixe no ranqueamento da SERPs e, por consequência, diminui suas chances de aparecer nas pesquisas do Google.
Como descobrir os backlinks tóxicos?
Se você deseja melhorar o ranqueamento de seu site, deve descobrir quais backlinks tóxicos atuam sobre ele, para que no final eles sejam removidos.
Existem duas boas ferramentas utilizadas em auditorias de SEO para verificar os backlinks tóxicos em um site.
Veja como funcionam abaixo:
- SEMRush: essa ferramenta possui uma opção chamada Aba Audit, que realiza uma varredura completa nos sites e identifica todos os blacklinks.
- Ubersuggest: dentro dessa ferramenta é possível realizar a mesma varredura além de fornecer uma visão geral do domínio, ideias para palavras-chave e as melhores estratégias dentro do seu nicho.
Como excluir backlinks tóxicos?
Após encontrar e identificar os backlinks tóxicos em seu site, eles devem ser excluídos.
Confira abaixo as alternativas para solucionar o problema.
Fale com quem está linkando
Por detrás de um site sempre existe um editor do conteúdo. Uma alternativa pacífica seria solicitar via e-mail que ele parasse de compartilhar o seu link. Na verdade, o problema é quando o editor é um robô e nunca retorna seu contato.
Assim, partimos para a próxima alternativa.
Google Search Console
A ferramenta Google Search Console, que funciona através do Google, permite que você retire a autorização de compartilhamento do seu link dos sites que você escolher e, assim, os backlinks serão removidos de seu site.
Entendeu como os backlinks tóxicos podem prejudicar sua estratégia de SEO? Ainda tem dúvidas de como resolver esse problema? Entre em contato com a Mkt Press e estruture os backlinks em seu site da melhor maneira.