A Salesforce, empresa de computação em nuvem, está se juntando a outros gigantes da tecnologia do Vale do Silício para anunciar uma mudança substancial na forma como permite que seus funcionários trabalhem. Em uma postagem de blog publicada na terça-feira , a empresa diz que o “dia de trabalho das 9h às 17h acabou” e que permitirá que os funcionários escolham uma das três categorias que determinam com que frequência, ou nunca, eles retornam ao escritório quando for seguro faça isso.
O Salesforce também dará aos funcionários mais liberdade para escolher como serão suas programações diárias. A empresa se junta a outras empresas de tecnologia como Facebook e Microsoft, que anunciaram políticas permanentes de trabalho em casa em resposta à pandemia do coronavírus.
“Ao entrarmos em um novo ano, devemos continuar avançando com agilidade, criatividade e mente de iniciante – e isso inclui como cultivamos nossa cultura. Um espaço de trabalho imersivo não se limita mais a uma mesa em nossas Torres; o dia de trabalho das 9 às 5 acabou; e a experiência do funcionário envolve mais do que mesas de pingue-pongue e lanches ”, escreve Brent Hyder, diretor de pessoal da Salesforce.
“NÃO FAZ MAIS SENTIDO ESPERAR QUE OS FUNCIONÁRIOS TRABALHEM EM TURNOS DE OITO HORAS E FAÇAM SEU TRABALHO COM SUCESSO.”
“Em nosso mundo sempre ligado e sempre conectado, não faz mais sentido esperar que os funcionários trabalhem um turno de oito horas e façam seu trabalho com sucesso”, acrescenta Hyder. “Quer você tenha uma equipe global para gerenciar vários fusos horários, uma função baseada em projetos que é mais ocupada ou mais lenta dependendo da temporada, ou simplesmente tenha que equilibrar as obrigações pessoais e profissionais ao longo do dia, os trabalhadores precisam de flexibilidade para ter sucesso.”
Hyder cita pegar crianças na escola ou cuidar de parentes doentes como razões pelas quais um funcionário não deve comparecer ao trabalho em um turno estrito de oito horas todos os dias. Ele também aponta como a remoção de requisitos rígidos no escritório permitirá que a Salesforce expanda seu recrutamento de novos funcionários para além de centros urbanos caros como São Francisco e Nova York.
Na postagem do blog, Hyder define as três categorias diferentes de trabalho como flexível, totalmente remoto e baseado em escritório. Flex significaria vir ao escritório um a três dias por semana e normalmente apenas para “colaboração em equipe, reuniões com clientes e apresentações”, e a Salesforce espera que a maioria de seus funcionários se enquadre nessa categoria.
Totalmente remoto é o que parece – nunca entrando no escritório, exceto talvez em situações muito raras ou para eventos relacionados ao trabalho. Os funcionários baseados no escritório serão “a menor população de nossa força de trabalho”, diz Hyder, e constituem funcionários cujas funções exigem que fiquem no escritório de quatro a cinco dias por semana.
“Nossos funcionários são os arquitetos dessa estratégia e a flexibilidade será a chave no futuro”, escreve Hyder. “É nossa responsabilidade como empregadores capacitar nosso pessoal para fazer o trabalho durante o cronograma que funciona melhor para eles e suas equipes, e fornecer opções flexíveis para ajudar a torná-los ainda mais produtivos.”