Em 2020 o home office deixou de ser uma tendência e agora já é uma realidade em muitas empresas. Mas, com ele surgiu uma dúvida: como manter a comunicação interna e externa da empresa? E a resposta para isso é muito simples: com um número virtual.
Com esse número, as empresas podem, ainda, melhorar seu atendimento ao cliente e garantir que os colaboradores consigam se comunicar sem problemas.
Home office
O home office também é chamado de trabalho remoto ou teletrabalho. Neste modelo, o funcionário atua fora do espaço físico da empresa.
Entre as principais vantagens do home office, podemos citar:
- flexibilidade da jornada de trabalho
- melhora na saúde e qualidade de vida
- redução, ou ausência, de tempo para ir até o trabalho, afinal, é tudo feito de casa
- mais tempo para cuidar da família e da casa
No entanto, mesmo com grandes vantagens, trabalhar em casa oferece alguns riscos. Afinal, é muito fácil cair na tentação de deitar no sofá ou na cama para fazer alguma tarefa e depois não querer mais sair.
Outro ponto que merece atenção é a presença de outras pessoas na casa, pois elas podem gerar distrações.
Por isso, ao fazer home office, tome alguns cuidados:
- tenha uma jornada de trabalho estável
- crie uma rotina
- tenha regras
- vista-se de modo adequado
- crie um ambiente tranquilo
Comunicação: desafio para o home office
Diante desse novo modelo de trabalho, surgiram algumas questões:
- Como fazer para atender todos os clientes?
- De que maneira os colaboradores podem se comunicar?
- Como transferir as ligações para as pessoas certas?
- Tem como otimizar as ligações sem precisar de uma linha para cada funcionário?
Enfim, com cada um em sua casa, a comunicação precisa receber um novo olhar.
E, para ajudar a solucionar esses problemas, temos a solução perfeita: o número virtual.
O que é um número virtual?
Em síntese, o número virtual está vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol) e tem as mesmas funções de uma linha convencional. A grande diferença está no fato de ser virtual, ou seja, gerado via internet.
Com um número virtual, a empresa usa apenas uma linha e pode dividi-la em quantos ramais precisar. Sendo que, as ligações entre estes são gratuitas.
Para que o número virtual funcione, ele precisa estar vinculado à telefonia VoIP.
Número virtual e o VoIP
Caso você não saiba o que é o VoIP, vamos explicar:
O VoIP é a Voz sobre IP e garante a comunicação de modo digital. Em outras palavras, o VoIP é um serviço de telefonia via internet.
Para funcionar, você precisa de conexão com internet e de um softphone instalado em computadores, celulares ou tablets. Também é possível usar um tipo de telefone especial para isso, o telefone IP.
Para ter acesso ao VoIP e um número virtual, você precisa entrar em contato com provedoras como PABX Virtual.
Vantagens do número virtual para o home office
Em suma, podemos dizer que existem 3 grandes vantagens em adotar um número virtual:
- Mais economia: ao invés de ter várias linhas de telefone com várias ramais, a empresa só precisa de uma. Esta é usada para atender aos clientes e também para fazer a comunicação interna. Além disso, as ligações são até 70% mais baratas via internet.
- Maior mobilidade: o VoIP funciona a partir de qualquer aparelho com acesso a internet. Portanto, ideal para funcionários que precisam estar sempre se deslocando. Ademais, você pode atender a ligação de qualquer lugar, não precisa estar dentro da empresa para isso.
- Fácil adesão: para aderir a um número virtual, as próprias provedoras fornecem o serviço. A portabilidade é rápida e garante a manutenção do mesmo número que era usado na telefonia fixa. Além de tudo isso, a empresa não precisa adquirir uma estrutura física para o novo sistema, pois tudo pode estar na nuvem.
Lembramos ainda que o VoIP pode ser instalado no computador ou celular de cada colaborador. Assim, esses aparelhos podem receber e fazer chamadas com o número virtual da empresa. E ela não precisa investir em novos aparelhos para isso.
Enfim, esperamos ter ajudado você a decidir por aderir ao número virtual e aproveitar as vantagens dele para o home office da empresa. Ademais, para contatar seu serviço VoIP, confira os serviços da provedora PABX Virtual em Nuvem.