Divulgar bem a sua marca ou empresa ajuda a garantir o sucesso do negócio. Nesse sentido, criar um press release engajado para divulgar e dar mais visibilidade para seu negócio deve ser prioridade. Afinal, é ele que vai mostrar como seu público percebe a sua marca.
Para que fique mais fácil de entender, veja agora como você deve escrever seu press release usando 5 dicas básicas.
O que é press release?
Antes de mais nada, caso você ainda não saiba o que é o press release, vamos explicar:
Para começar a entender, release significa ‘comunicado’ e press significa ‘imprensa’, em inglês. Portanto, press release também é sinônimo de comunicado de imprensa, ou mesmo de boletim de imprensa.
Nesse sentido, é um texto que serve de vitrine para a sua empresa. Isso porque, por meio de um conteúdo jornalístico, você pode divulgar uma série de coisas a respeito de seu negócio:
- participação em eventos do seu setor
- premiações relevantes
- ações positivas da empresa
- inauguração de nova linha de produção
- lançamento de novos produtos
Enfim, essa lista pode se estender a tudo que você considera importante e que deve ser comunicado à imprensa e ao público em geral.
Aliás, queremos deixar claro que um press release deve ser destinado para jornais, revistas, sites e jornalistas. Nunca é feito diretamente para o público.
Ademais, o boletim de imprensa é responsável por mostrar qual é o posicionamento oficial de sua empresa sobre algum assunto.
Como um press release?
Em geral, um comunicado de imprensa tem as seguintes características:
- Texto de no máximo 2 páginas.
- Escrito de modo simples, direto e fácil de ler.
- É uma história contada em forma de notícia.
- Conteúdo relevante que atraia a atenção do público.
- Que responda às perguntas: sobre quem, o quê, onde, quando e como aconteceu e, ainda, porque divulgar o fato.
5 dicas de como enviar um press release engajado
Depois que você entendeu a ideia geral do que é um boletim de imprensa, podemos passar para as dicas. Seguindo todas elas, será mais fácil para que um jornalista se interesse por seu texto e publique ele no portal que representa.
1- Tenha um propósito
Você nunca deve começar seu comunicado só para cumprir tabela. Ou seja, sempre tenha um propósito para aquilo que escreve.
Para isso, responda para si mesmo: por que você quer que os outros saibam disso?
Depois que fizer isso, comece a escrever um texto que seja relevante para seu público.
2- Mostre que sabe aquilo que fala
Saiba se comunicar bem com as palavras que usa. Nesse sentido, você precisa mostrar que é uma autoridade no assunto. No entanto, cuide para não soar arrogante.
Aqui, você deve encontrar um equilíbrio entre o muito complicado e o muito fácil. Isto é, cuide para não escrever algo difícil demais que seu público não entenda, e também para não ser fácil demais, de modo que subestime a capacidade do leitor.
3- Escreva na linguagem correta
Ou seja, escreva o boletim usando uma linguagem jornalística, seguindo o esquema:
- Título: criativo, chamativo, mas não muito extenso.
- Local e data: lembre de informar quando quer publicar seu comunicado e de onde ele é.
- Lead: crie uma boa introdução ao texto. Descreva de modo breve e direto aquilo que vai falar. Em 3 ou 4 linhas, responda: quem, o quê, onde e quando.
- Corpo do texto: adicione mais detalhes para sua história. Pode colocar, por exemplo, alguma entrevista ou dado. Nesse espaço, responda as perguntas de como e porque.
- Conclusão: deve ser interessante, para fechar o texto com chave de ouro. O leitor precisa se sentir entusiasmado com o que vai ler.
Ah, e não se esqueça de dar informações sobre sua empresa e contato, pois nem sempre o jornalista conhece a sua marca.
4- Conte uma história
Diante dessas características, pense em como escrever um texto que desperte a atenção do jornalista. Afinal, imagine que esse profissional recebe inúmeros textos desse gênero todos os dias. Portanto, construa uma história que seja capaz de prender o leitor.
Nesse sentido, é essencial que seu press release conte uma história. Para facilitar a leitura, use e abuse dos conceitos de legibilidade de um texto.
5- Cuide do design do texto
Cuide para seu texto não ficar desequilibrado e ‘feio’ para quem olha pela primeira vez. Em outras palavras, escreva com parágrafos curtos, de tamanho similar e prestando atenção nas regras de sintaxe da língua portuguesa.
Também inclua imagens e crie um efeito visual melhor ao conteúdo. Afinal, atualmente, a apresentação visual é muito importante para causar boa impressão.
Logo que colocar essas dicas em prática, vai perceber que seus press releases terão maior engajamento e será mais fácil de ter o conteúdo publicado. Agora, mãos à obra!