Hoje nós vamos falar sobre um dos problemas mais complexos de SEO, o rastreamento de página!
Não tenha medo, sabemos que uma boa configuração de códigos e programas não é uma especialidade típica de donos se sites.
Entretanto, alguns erros relativamente graves são facilmente resolvidos muitas vezes, é importante entender a origem das falhas para melhor orientar um especialista responsável ou entender o que ele está fazendo.
Portanto, quando falamos de questões complexas de SEO, simplesmente queremos dizer que estamos diante de ajustes mais detalhados na estrutura, nas páginas e até no conteúdo dos sites.
Problema de SEO, rastreamento de página!
Podemos resolver vários problemas complexos de SEO fornecendo algumas melhorias no início do processo de pesquisa: Indexação e rastreamento de página.
Pode haver ajustes adicionais em relação a otimizações técnicas e criação de conteúdo.
No entanto, é importante que suas páginas e postagens sejam encontradas.
Se o seu blog está realmente bem otimizado profissionalmente, seu conteúdo é desenvolvido bem e principalmente de maneira consistente.
Mas alguns posts ou páginas relevantes simplesmente não aparecem nas pesquisas ou estão incompletos?
Alguns endereços podem não ser seguidos corretamente. Em primeiro lugar, devemos entender que a indexação de páginas não é suficiente.
Os robôs precisam encontrar uma maneira fácil e gratuita de visitá-los várias vezes para que suas informações sejam bem compreendidas pelos mecanismos de pesquisa.
Grandes sites, blogs ou lojas online devem levar isso em consideração com mais cuidado.
Mas primeiro precisamos determinar a causa da falha. As páginas não podem ser digitalizadas por vários motivos.
Para encontrar o problema, precisamos fazer tarefas de SEO com foco no gerenciamento de URLs.
Verifique seus URLs no Google Search Console
Outra ferramenta obrigatória para identificar e resolver problemas complexos de SEO é o Google Search Console.
Ao habilitar e configurar o Yoast SEO, você pode integrar o plugin com a plataforma Google, o que torna sua vida mais fácil.
Se o seu sitemap não for adicionado automaticamente durante a configuração do plugin, vá ao painel do seu domínio (1), clique em Sitemap (2) no menu lateral e cole-o no campo apropriado (3).
Se tudo for feito corretamente, o seu sitemap estará em “domínio do seu site/sitemap. Xml” ou “domínio do seu site/sitemap_index. Xml”.
Crie, reveja ou atualize o seu mapa do site
Sitemaps são arquivos que listam todos os endereços em seu site.
Eles são literalmente um mapa que você deve fornecer aos robôs dos mecanismos de pesquisa para que eles possam encontrar todo o seu conteúdo de forma rápida e eficiente.
A maioria dos problemas surge aqui quando este arquivo é escrito manualmente.
Criar um sitemap é relativamente simples, mas um pequeno erro de digitação ou colocação de código é suficiente para tornar uma ou mais páginas do seu blog “invisíveis” para os mecanismos de pesquisa.
Você pode verificar o arquivo manualmente. No entanto, a maneira mais fácil e segura de fazer isso é usar o Yoast SEO para criar e atualizar o mapa do site do seu site. Se você ainda não está usando este plugin no seu WordPress, instale-o e ative suas funções imediatamente! Sitemap no yoast Fonte: Yoast
Como inserir o site no mapa do site
Depois de adicionar o mapa do site ao Google Search Console, clique em Cobertura no menu lateral.
Você verá um relatório com informações sobre todos os endereços em seu site. Relatório com informações de todos os endereços do seu site
Essas guias fornecem um diagnóstico preliminar dos URLs. Veja o que significam:
- Erro: a página não está indexada.
- Válido e com avisos: a página está indexada, mas apresenta alguns problemas como: B. Erro de redirecionamento ou endereço inexistente (erro 404).
- Válido: a página está indexada e não tem problemas;
- Excluída: a página não está indexada, mas foi excluída intencionalmente porque está nos robôs.
Gostou do nosso artigo sobre um dos problemas mais complexos de SEO, o rastreamento de página e como você pode resolver com certa facilidade.